sábado, 19 de julho de 2008

Memória do futebol pernambucano – Sport Club Flamengo


História:

O Sport Club Flamengo foi um clube de futebol brasileiro, da cidade do Recife-PE.
Seu maior feito foi conquistar o primeiro título de campeão pernambucano de futebol em 1915.

O Sport Club Flamengo, primeiro campeão de futebol, foi fundado a 20 abril de 1914, e seu padrão era calção branco, camisa preta, com uma cruz branca no peito esquerdo, resquício do antigo Cruz Branca do qual se originou. Seu nome resultou da simpatia dos seus associados ao Flamengo do Rio de Janeiro, que naquele ano tinha sido campeão carioca. Depois, o Flamengo tirou a cruz branca do peito, mas continuou alvinegro.
O primeiro campeonato promovido pela Liga Sportiva Pernambucana foi disputado por seis clubes ­Santa Cruz, Torre, João de Barros (depois América), Centro Sportivo do Peres, Coligação Sportiva Recifense e Sport Club Flamengo. O jogo de abertura foi entre as equipes do Santa Cruz e Coligação Sportiva Recifense, no dia 1 º de agosto de 1915, na Campina do Derby. A vitória foi do Santa Cruz por 1x0, gol de Mário Rodrigues.
Ao fim do primeiro turno, como Santa Cruz, Torre e Flamengo, os reais candidatos ao título, estivessem empatados na tabela, o presidente da Liga, Tenente Henrique Jacques, resolveu não mais realizar o segundo turno e determinou uma série de partidas extras entre os três, a fim de que fosse logo conhecido o campeão de 1915.
Estabeleceu, ainda, a cobrança de ingressos, betl1 como a transferência dos jogos da Campina do Derby para o campo do British Club, que era todo murado. Revoltados, os torcedores encaminharam cartas aos jornais, protestando contra a medida. Argumentavam que, além do ingresso, teriam de pagar, também, a passagem do bonde para ir e voltar, uma vez que o campo do British ficava muito afastado do centro da cidade.
As críticas não fizeram Henrique Jacques recuar e os ingressos foram colocados à venda aos seguintes preços:
Senhoras e crianças de menos de 12 anos, 500 réis; cavalheiros, 1 mil réis;cadeira para cavalheiros, 2 mil réis e cadeiras para senhoras, 1 mil réis.
Apesar da grita, no domingo 28 de novembro, logo nas primeiras horas da tarde, o British Club apresentava um movimento desusado. Todas as dependências estavam tomadas pela massa, na sua grande maioria torcedora do Santa Cruz. Incentivado pelo grande público, o Santa Cruz deu um show de bola, saindo do campo ovacionado pela multidão, satisfeita com a goleada de 5x0, imposta ao Torre. O meia Alberto Campos marcou 3 gols, enquanto Dória e Pitota completaram os 5xO.
O juiz foi o inglês Mr. Foster e as equipes alinharam desta forma: Santa Cruz, Ilo Just, Bibi e Crócia; Luiz Lima, Carvalho e Manoel; Jorge, Alberto Campos, Pitota, Mário e Dória. Torre - Mário Pinto, Zé Luiz e Antunes;. Reis, Austragésilo e Barroso; Barreto, Álano, Manoel Lopes, Gátis e Cleto.
Como favorito e considerado pela imprensa como provável campeão do ano, o Santa Cruz voltou ao campo no dia 5 de dezembro para enfrentar o poderoso time do Flamengo, que até um inglês tinha, o atacante Percy Fellows. Novamente casa cheia. Os meninos do Santa Cruz, desta vez, porém, não acertaram o pé. Nos primeiros minutos, chegou-se a pensar que o Santa Cruz partiria para outra goleada, pois foi quem abriu o escore, num gol de Pitota. O Flamengo que tinha de fato um time forte, reagiu e logo empatou. Antes de terminar o primeiro tempo, o placar já lhe era favorável por 3xl. No quarto gol, o jogo passou a ficar violento, obrigando o arbitro a expulsar Luiz Lima, do Santa Cruz, e Lelis do Flamengo. Mr. Foster tinha fama de referee competente e imparcial, como acabara de demonstrar botando para fora de campo seu próprio cunhado, Luiz Lima. Quando a partida acabou, não havia mais quase ninguém em campo. Os meninos do Santa Cruz tinham perdido de 6x2, e também a chance de se tornarem primeiros campeões pernambucanos de futebol.
A derrota do Santa Cruz consternou quase toda a cidade. Tanto que os jornais não se interessaram mais em destacar a terceira partida. O Jornal Pequeno ainda chegou a incentivar o Santa Cruz, mostrando a hipótese de que, se o Flamengo perdesse do Torre, todos estariam iguais mais uma vez. Só na véspera do encontro, sábado 11 de dezembro, foi que os jornais noticiaram: Amanhã, poderá ser conhecido o campeão de 1915..
Com o mesmo time que havia derrotado os meninos, inclusive com o ágil Armando Lelis na equipe, o Flamengo enfrentou o Torre, que lutou desesperadamente para apagar a má impressão deixada na última partida, mas nada conseguiu. O Flamengo ganhou relativamente fácil de 3.x l, conquistando o título de Primeiro Campeão Pernambucano de Futebol.

Flamengo: Luiz, Alves e Albuquerque; Frederico, Ruy e Abdon; Waldemar, Gastão, Taylor, Percy Fellows e Lelis.

Torre - Lopes, Antunes e Austragésilo; Barros, Mario Pinto e Luiz; Barreto, Cleto, Alvaro, Gatis e Sidnei.


LUIZ CAVALCANTE, ALBUQUERQUE, FRANCISCO ALVES, FREDERICO, RUY,
ABDON, FARIAS, PERCY, TAYLOR, GASTÃO E WALDEMAR.
Flamengo do Recife, o primeiro campeão pernambucano (1915)

“Encerrou-se anteontem, com a vitória do Sport Club Flamengo contra o Torre Sport Club, o campeonato da Liga Sportiva Pernambucana, instituído para o football. Depois de uma série de matchs emocionantes, que trouxeram em constante delírio o público esportivo do Recife, teve o Flamengo coroado os seus esforços e firmada a sua força dentre os seus dignos adversários nas lutas pacíficas do esporte. O Flamengo do Recife quis ser o êmulo do seu congênere do Rio, e vencendo a tática do Santa Cruz e a tenacidade do Torre, soube guardar para si os louros da vitória - e as “louras medalhas.”
Nota do Diário de Pernambuco, em sua edição de 14 de dezembro de 1915.

O advento do profissionalismo foi cruel para o Flamengo, que deixou de ser aquele time temido dos anos 20. Como era ardoroso defensor do amadorismo perdeu muitos de seus jogadores para os times profissionais. Os patativas (como eram conhecidos) caíram na vala comum dos times pequenos e tiveram um fim melancólico, chegando em 1938 a perder para o Sport por 16 a 0, e em 1945 por 23 a 2 para o Náutico.


Time do Flamanego em 1926

Fonte: Blog Futebol de Pernambuco em Fotos

Livro História do Futebol em Pernambuco - Givanildo Alves

Nenhum comentário: